sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tribuna do Sol - Com dedicação mil !!! Na divulgação da Lúpus no Estado do Piauí


Dia Mundial do Lúpus com programação em Teresina


A Associação dos Amigos e Pacientes com Lúpus do Piauí (Amplu) promove, na segunda-feira (10), uma programação para marcar o Dia Mundial do Lúpus, com o objetivo de chamar à atenção sobre a doença.

Segundo a vice-presidente da Amplu, Clene Ferreira Candido, o evento será realizado no Clube dos Diários, a partir das 09h00, e contará com palestras, debate e apresentação cultural. O evento será destinado ao público em geral e portadores da doença.

A Amplu teve início em 2005, a partir de estudos em torno da temática, gênero e psicossomática. Desde então, o grupo vem se reunindo mensalmente, na sede do Auditorio do Lineu Araujo.

“O objetivo da associação é oferecer apoio tanto aos pacientes como aos familiares, e também orientar os portadores da doença sobre o acesso à medicação adequada”, informou a vice-presidente da Amplu, Clene Ferreira Candido.

Doença - O lúpus eritematoso é uma doença crônica, não contagiosa e auto-imune, de causas desconhecidas, que atinge o sistema imunológico, principalmente o das mulheres. Uma pessoa com lúpus desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células, podendo atingir a pele, articulações, rins e outros órgãos. O controle é através de medicamentos, que permitem pacientes que têm lúpus viverem quase que normalmente. Acomete mais as mulheres que homens, sendo a probabilidade de 9 mulheres
para 1 homem.

O evento no dia 10 de maio marca o Dia Mundial do Lúpus que contará com palestras, verificação de pressão arterial e também terá a participação do Instituto Embelleze com profissionais realizando um dia de beleza com cortes de cabelo e maquiagem gratuitamente.


MAIORES DETALHES NO SITE TRIBUNA DO SOL:

http://www.tribunadosol.com.br/coluna.asp?id=62939&s=6

Um comentário: